Sustentabilidade

Cidade + Sustentável // Verdejando

Desde que ouvi o Carlos Tramontina (do SPTV) falar sobre um tal projeto “verdejando” fiquei com a pulga atrás da orelha e quis saber mais.

Trata-se de  uma iniciativa da Rede Globo junto com o apoio da prefeitura de SP, onde os jornais da emissora vão mostrar reportagens especiais durante dois meses, mostrando as árvores e espaços verdes de São Paulo, levantando a discussão sobre o tema e acompanhando as perdas e ganhos destes ambientes ao longo do tempo e o impacto desta questão na vida da população.

PS: Quero ver eles falarem do parque na Augusta que a prefeitura esta prestes a derrubar…..

verdejando1

Bom, continuando, já a prefeitura da cidade tem a intenção (boa escolha de palavra…) de plantar 1 milhão de arvores ate o fim do seu mandato (3 anos e meio), e parece que a Globo vai retratar esse plantio nos jornais locais.

Olha, a idéia é ótima e, independente da puxação de saco de um para o outro (o que não me interessa), eles já estão com a mão na massa (o que muito me interessa) pois estão plantando HOJE arvores na região mais árida de SP, o Brás!

bras28novRegião mais árida de SP ,o bairro do Brás, no centro da cidade, sem nenhuma arvorezinha sequer.

Vocês acreditam que, segundo o professor de botânica da USP Marcos Buckeridge, que a diferença pode ser entre 8ºC e 10ºC de uma região arborizada de SP a outra não arborizada? Absurdo, não?

A prefeitura também esta fazendo uma distribuição gratuita de sementes para a população e ensinado os cuidados no plantio e na manutenção com as plantas, todos os sábados no parque do Ibirapuera. É só chegar na Marquise, no período das 10h às 16h, sábados e domingos, e escolher a espécie desejada!!

capa_mudas

Para quem não sabe, as arvores são essenciais para a nossa sobrevivência, principalmente nas cidades, pois capturam o gás carbônico e liberam vapor de água na atmosfera. Ainda segundo o professor Marcos Buckeridge,  as áreas mais arborizadas também colaboram para redução do mau cheiro e o barulho nas cidades, além de regular a temperatura, funcionando como um ar condicionado! :O

Incrível, né? Por isso temos que ajudar a nossa cidade a ser, cada vez mais, um lugar bom para se viver, com qualidade de vida e bem estar para todos, e a arborização esta diretamente ligada à isso.

Para acompanhar a prefeitura é só clicar no site, na parte do Meio Ambiente, AQUI.

E para saber mais sobre como plantar sua arvore em São Paulo (espécies que podem e não podem ser plantadas, tamanho da cova, dicas de manuseio e etc) leia a cartilha do G1, AQUI.

Agora todo mundo pode deixar sua marca (do bem) na cidade! ;)

Anúncios

Um pensamento sobre “Cidade + Sustentável // Verdejando

  1. Pingback: Cidade + Sustentável // Árvore não é poste | Descoleco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s