Beleza/Comidinhas/Higiene/Produtos de Limpeza

Serviço de Utilidade Pública // aprendendo a ler rótulos

Uma das coisas que tive que começar a aprender nessa minha nova vida mais sustentável foi a ler os rótulos de alimentos e cosméticos. Todos os dias que tenho que comprar alguma coisa nova, lá vou eu tentar entender o que tem dentro daquele produto!

supermarket11

A primeira e mais importante coisa que você deve saber é que os ingredientes do produto, ou do alimento, são escritos em ordem decrescente, ou seja, do ingrediente que tem em MAIOR quantidade para o ingrediente que tem em MENOR quantidade.

Vamos ver como funciona na prática:

BISNAGA

Na foto acima o ingrediente mais presente no pão dito como integral é a farinha de trigo comum enriquecida com ferro, e não a farinha INTEGRAL como dá a entender na embalagem do alimento, que diz: Bisnaguinha Integral. E reparem em outra coisa: o segundo ingrediente em maior quantidade presente no pão é o açúcar!!! :O

Fique também atento à algumas bebidas como refrigerantes pois geralmente o açúcar é o primeiro ingrediente da lista! Imagine só o açúcar ser o ingrediente que tem em MAIOR quantidade em um alimento?!?!

Outro exemplo legal de se observar é um gel de limpeza para o rosto.

GRANADO

Já expliquei em outro post (AQUI) que o lauril sulfato de sódio (SODIUM LAURYL SULFATE) é prejudicial à pele e ao cabelo, além de ser poluente, pois é um adstringente muito forte (e barato) que limpa demais da conta e resseca a pele. Imaginem só o meu espanto quando fui ler a fórmula desse gel de limpeza da Granado, que comprei há algum tempinho, e descobri que o PRIMEIRO ingrediente é justamente o tal sulfato!!! Realmente temos que ficar mais atentos ao que compramos! Eu mesma quando comprei esse gel tinha gostado (veja a resenha AQUI), pois nas primeiras vezes que usei ainda não sabia muito sobres os agentes químicos. Com o passar do tempo, senti minha pele ressecada e fui ler o rótulo: BUM! Lá estava o dito cujo, o primeiro da lista!!!! :O

Outro fato para se ficar atento é o tamanho da lista de ingredientes: quanto menor a lista provavelmente melhor será o alimento, com menos conservantes, menos processado e mais natural.

Depois de dois exemplos que começavam com ingredientes “ruins”, revirei meus produtos do banheiro e finalmente achei esse shampoo da marca Bioderm, que não tem sulfatos nem parabenos e o primeiro ingrediente da lista é o argania spinosa kernel oil, o óleo de argan! UFA, nem tudo esta perdido! Rsrs…

shampoo

Outra dica sobre a lista de ingredientes é que você deve dar preferência a alimentos que tenham ingredientes conhecidos. Alguns alimentos têm corantes e aromatizantes artificiais que é melhor evitar.(Com o tempo você vai aprendendo, pode acreditar!)

E a ultima diquinha é preferir alimentos e produtos que não tenham uma validade assim tão longa. Isso porque provavelmente esse alimento têm muitos conservantes em sua fórmula.

Agora é só ir com mais tempo, e paciência, ao supermercado! ;)

Anúncios

Um pensamento sobre “Serviço de Utilidade Pública // aprendendo a ler rótulos

  1. Pingback: Testei // sabonete de enxofre Granado | Descoleco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s