Animais/Sustentabilidade

OH dúvida Cruel // vegetarianismo X veganismo

Essa é uma pergunta que ouço em média 1 vez por semana. Assim que alguém próximo a mim ouve a palavra vegano, já vem logo me indagar o que é. Ainda bem, porque assim posso falar o que já aprendie venho aprendendo sobre o assunto, sem fanatismo (assim espero!) e sem o pre-conceito de quem não esta dentro do tema em questão.

v1Pela definição básica um vegetariano é alguém que não come nenhum animal. Nem carne de vaca, nem frango, nem peixe, nem frutos do mar, nem nenhum outro animal. O vegetariano pode consumir leite e seus derivados (queijos, manteiga, etc) e também ovos, são os ovolactovegetarianos. O vegetarianismo é considerado mais um tipo de dieta do que uma filosofia de vida, ou ainda uma primeira etapa antes do veganismo.

Para conhecer todos os tipos de vegetarianos, veja a definição da Wikipedia, AQUI.

Captura de Tela 2013-11-14 às 11.12.20

Já os veganos, além de não consumirem nenhum tipo de carne, também não consomem nenhum produto de origem animal : leite (derivados), ovos, mel, couro, penas, lã e etc . O veganismo é considerado uma filosofia de vida motivada pela ética em defesa dos animais. Os veganos evitam ao máximo consumir qualquer produto que tenha “crueldade” (que tenha sido testado em animais, ou que contenha algum derivado animal em sua formulação ou ainda que tenha explorado o animal de alguma maneira).

Para saber ainda mais sobre o veganismo, veja a definição da Wikipedia, AQUI.

Para entender melhor os diferentes tipos de vegetarianos, o portal  VISTA-SE (um dos principais sites do vegetarianismo) fez um gráfico explicativo:

tipos-de-vegetarianos1

Mas claro que cada um tem o direito de escolher comer o que quiser, mesmo dentro da linha vegetariana.

Muitos me perguntam o que os veganos comem? Ficam indignados (minha avó por exemplo) achando que só comem alface! Decidi mostrar para vocês uma pirâmide da alimentação vegana!

piramidevegan

Os veganos e vegetarianos (em sua maioria) escolhem esse tipo de alimentação por varias causas. Sim, a mais importante é o bem-estar animal, mas juntamente com isso vem a economia de água, a preservação do meio ambiente, a saúde, e até a vida humana!

Quando pararmos de consumir carne e derivados de animais, estamos ajudando a melhorar o funcionamento do planeta como um todo e acabar com a engrenagem da destruição.Preservando os solos, os rios, os mares, os animais, os humanos e por fim o planeta! Para entender melhor, achei um vídeo o instituto Nina Rosa que explica tudo isso direitinho e em desenho! ÓTIMO! VALE A PENA VER!

Para saber mais sobre o assunto:

http://www.veganos.org.br

http://www.sociedadevegana.org

http://www.uniaolibertariaanimal.com/site/index.php/variedades/artigos/44-duvidas-frequeentes-sobre-veganismo.html

http://vista-se.com.br/redesocial/11-motivos-para-voce-se-tornar-veganao-hoje/

Anúncios

Um pensamento sobre “OH dúvida Cruel // vegetarianismo X veganismo

  1. PESSOAL DO DESCOLECO! MUITO BOOOM ESSE POST!!! PARABÉNS!! CONTINUEM ASSIM, INTELIGENTES, LINDOS E GOSTOSOS! AMO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s