Sustentabilidade

Cidade + Sustentável // como economizar água

Não é novidade para ninguém a situação da falta de água em São Paulo e pra falar a verdade, no mundo! (Você sabia que mais de 780 milhões de pessoas no mundo não tem acesso a água potável?) Muitas pessoas já estão passando dificuldade com a falta desse precioso bem, como a cidade paulista de Itú.

Pode não parecer mas absolutamente tudo que consumimos gasta água…

agua-coraçao

Pensando nisso dei uma pesquisada e tentei colocar em prática algumas atitudes bem fáceis para aplicarmos no dia a dia a fim de economizar esse nosso bem maior que possibilita a vida.

  • Reutilize

Essa é a principal “dica” de economia de água e bem óbvia, porém pouquíssimas pessoas reutilizam a própria água. Um exemplo ótimo é o de guardar a água da máquina de lava-roupas para lavar quintal, banheiro, carro, e até mesmo usar na descarga. É só desconectar o tubo da saída da água da parede e colocá-lo em um balde e voilá: água para reuso! Outra dica de como reutlizar é deixar um balde no banho, para que assim aquela água que você não usa e desce ralo abaixo possa ser usada depois à exemplo do tão falado vídeo que a atriz Bruna Lombardi fez:

 

  • Economize desgargas

Sim, dê menos descargas. Lógico que vale somente para os xixis, né? A cada 2 ou 3 xixis, uma descarga! Vamos tentar? Outra coisa que não se deve fazer é usar o vaso sanitário como lixo : papel, fio dental e etc não devem ser despejados descarga abaixo e sim no lixo!

  • Diminua a pressão da água das torneiras e chuveiros

Você pode comprar um dispositivo e instalar na sua casa para diminuir a pressão da água, mas pode também abrir menos a torneira e o chuveiro. Eu sei que todo mundo adora aquela quantidade enooorme de água caindo na cabeça e fica lá embaixo relaxando e aproveitando e é uma delícia….MAS os tempos são outros e infelizmente é um bem de TODOS e para TODOS, né? Não é porque você tem agora que não deve economizar para um futuro próximo.

  • Lave o carro com balde ou à seco

Já estamos cansados de saber que não se deve lavar o quintal e o carro com a mangueira ligada, né? É o cúmulo do desperdício! Pegue um balde (de preferencia com água de reuso que você economizou do chuveiro e da máquina de lavar roupas!) e lave o carro juntamente com um pano, ou se preferir lave o carro naqueles lava- jatos à seco, como o DRYWASH e DRYCAR, que podem ser encontrados na maioria dos shoppings.

  • Escove os dentes com caneca

Essa dica parece do tempo da vovó mas é muito boa e economiza bem a água! Encha uma caneca pela metade e use a água para molhar e escova e fazer os bochechos! Você nem precisa abrir mais a torneira, é ótimo! ;0

  • Consuma menos carne

Já falei desse tópico polêmico no post “atitudes ecológicas”, AQUI. Mas resolvi ressaltar de novo porque o consumo de carne esta diretamente ligado ao alto gasto e poluição da água. A indústria é uma das maiores consumidoras de água e de recursos do planeta! Se ficarmos sem consumir carne (bife, frango, peixe, presunto, peru,etc) apenas UM DIA POR SEMANA podemos economizar 10.000 litros de água em apenas um mês! Pratique você também a segunda sem carne, um projeto da ONG PETA junto com o cantor e ex beatle Paul McCartney que procura concientizar as pessoas da importância de se consumir menos animais.

Tente você também! ;)

segunda

 

Pondo a lição de casa em prática!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s