Sustentabilidade

Cidade + Sustentável // Árvore não é poste

Outro dia descobri que a cidade de São Paulo tem um déficit de arvores em 150 mil! Isso quer dizer que precisariam de (ao menos) 150 mil arvores para que SP tenha o numero ideal de verde – número que foi calculado pelo professor de botânica da USP, Marcos Buckeridge. Em um post que já fiz aqui no blog expliquei como a prefeitura e a rede Globo estão empenhadas em aumentar o verde da cidade de São Paulo com o projeto verdejando. Para saber mais é só clicar AQUI.

E foi de lá pra cá que comecei a prestar mais atenção nas árvores da nossa cidade. Algumas vezes fico feliz em ver o quanto as pessoas  se empenham e cuidam delas, fazendo canteiros espaçosos, plantando flores ao redor, regando e mantendo o local limpo, como é o caso dessa árvore aqui bem na minha rua:

IMG_4922 árvore com canteiro amplo no bairro da Aclimação

Outra coisa que ando reparando é nessas tais de calçadas verde – alguns dos novos condomínios, lojas e empresas estão reservando espaços para canteiros e árvores nas calçadas. Sei que é um forma pequena de recompensar à agressão que esses empreendimentos trazem a cidade, MAS já é alguma coisa.

IMG_4917calçada com canteiros nas laterais que deixa espaço para a vegetação e proporciona maior captação de água.

A importância do verde (árvores, canteiros, grama) na cidade não é apenas visual: elas tem o poder de diminuir a temperatura do ambiente, captar a poluição do ar e até de “fazer chover”! (As árvores captam o gás carbônico e liberam vapor de água na atmosfera, aumentando a umidade e assim a probabilidade de chuva.)

Também não devemos nos esquecer de deixar o espaço necessário para a circulação de pedestres, que em São Paulo é de 1,20m. (A prefeitura tem uma cartilha sobre esse assunto das calçadas, para cessar clique AQUI.)

Mas infelizmente não é sempre assim. Muita gente acha que árvore atrapalha a cidade ao invés de beneficia-la. As raízes que eclodem por cima do cimento, a “sujeira” de folhas no chão e até a sombra (!!!) são motivos dos paulistanos mais nervosos quererem a coitada longe dali. Ou ainda simplesmente decidem por ignora-la  e a tratam como poste! Cimentam suas raízes, apóiam sacos de lixos em seu tronco (o que pode prejudicar as raízes e o solo!), pintam seu tronco, penduram cartazes e fixam quadros! Foi por conta disso tudo que decidi começar a fotografar e assim denunciar esse crime ambiental que acontece em nossa cidade bem em baixo de nossos narizes pois ÁRVORE NÃO É POSTE!

Aqui vão alguns exemplos (tristes) do que vem acontecendo com as coitadas:

IMG_4912cimentada!

IMG_4914cimentada e impossibilitada de se dessenvolver

 arvore cimentadacimentada e morta!

Muito triste esse descaso da população que faz o que bem quer e da prefeitura que não fiscaliza! Temos que ajudar as poucas árvores a captar água, se desenvolver, crescer e florescer!

Vamos ajudar a nossa cidade? Compartilhe as fotos com a HASHTAG : #arvorenaoeposte e com o bairro onde o “crime” esta acontecendo e vamos botar a boca no trombone porque essa cidade é NOSSA!

Captura de Tela 2014-09-26 às 21.58.15

Por uma cidade mais sustentável, por pessoas mais alegres, por cachorros mais felizes, por pássaros com casinhas, por mais umidade nessa seca e por uma VIDA MELHOR PARA TODOS!

ENTRE NESSAVOCÊ TAMBÉM, VAMOS PRESSIONAR A PREFEITURA E OS CIDADÃOS!

Para saber mais:

http://g1.globo.com/sao-paulo/verdejando/noticia/2014/09/cartilha-para-o-plantio-de-arvores-em-areas-publicas-de-sao-paulo.html

http://g1.globo.com/sao-paulo/verdejando/noticia/2014/09/sp-precisa-de-mais-150-mil-arvores-para-ter-numero-ideal-de-verde.html

http://g1.globo.com/sao-paulo/verdejando/noticia/2014/09/especialista-da-dicas-para-cuidados-com-arvores-de-sao-paulo.html

Anúncios

3 pensamentos sobre “Cidade + Sustentável // Árvore não é poste

  1. Por favor, na minha rua tem 2 árvores com a base TOTALMENTE cimentadas. Outro dia, saí pra passear com minha cachorra, como era noite e a rua estava deserta, consegui quebrar uma parte do cimento que já estava rachado em volta de uma das árvores. Porém, já cimentaram de novo! =(
    Como faço pra denunciar?

    • Oi Tati,
      tudo bom?
      Na verdade o único lugar que vc pode ligar p reclamar é na prefeitura mesmo, no 156. Porem, acho muuuuito dificil eles irem ate aí por conta desse tipo de problema… uma pena! Eu acho que o caminho que daria mais resultado é conversar com o dono do estabelecimento em frente a arvore e explicar p ele que a nova lei das calcadas de SP deixa um espaço para as arvores, que assim, cimentada ela vai morrer e tem MUITO MAIS RISCO de cair em dias de chuva, que arvores estão em falta na cidade, que é responsabilidade dele (a calcada é responsabilidade dos cidadãos) manter a arvore em ordem e tal…..Vc acha possível? Mas lógico que sempre com muita calma e um tom amigável, para não fazer um inimigo na rua!! Rsrs!!! É conversando que a gente se entende, né?
      Onde vc mora?
      um beijo e boa sorte!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s