Viagem

Viagem // Amazônia – Anavilhanas Jungle Lodge

Um patrimônio nacional, ou melhor, mundial, a maior floresta do PLANETA fica aqui no nosso querido país, a Amazônia. Todos conhecem, todos falam sempre da sua preservação, ou do seu desmatamento…..mas quanto de nós já fomos conhecer o nosso maior orgulho? Pois é, eu decidi ir e foi uma das coisas mais incríveis que já fiz na vida e pretendo fazer de novo!

Bom, eu fui para um arquipélago fluvial (o segundo maior do mundo, o outro foi recém descoberto também na Amazônia) chamado Anavilhanas, entre os municípios de Manaus e Novo Airão – AM. São mais de 400 ilhas e 130 km de extensão. O arquipélago foi transformado em parque nacional e transformado em uma UC – unidade de conservação, sendo agora preservado e fiscalizado pelo Instituto Chico Mendes de preservação (ICMBIO).

Captura de Tela 2015-02-03 às 16.26.26vista aérea do arquipélago na estação da cheia

Eu fiquei num “hotel de selva”o Anavilhanas Jungle Lodge, que fica em frente ao parque nacional, às margens do rio Negro e no coração da floresta Amazônica!

Captura de Tela 2015-02-03 às 16.29.56vista área do hotel 

 A experiência de estar no meio da floresta, num hotel super charmosos (são apenas 20 chalés) e totalmente integrado à mata é absolutamente incrível! Os chalés são para até 3 pessoas, super cômodos, equipados com aquecimento solar, banheiro espaçoso e ducha quentinha! Fora os mimos como água e bombons de cupuaçu deixados no quarto todos os dias!

IMG_5490nossa cabaninha na selva

O hotel é totalmente preparado para receber os visitantes de diversas nacionalidades, com guias excelentes e bilingües,  que nos dão literalmente uma aula a cada passeio! Explicando sobre os igapós (florestas inundadas) e as florestas secas, os igarapés (braços do rio), os animais que vivem na região, os ribeirinhos, as árvores, os costumes indígenas e tudo mais que você possa imaginar!

IMG_0781No barquinho com os guias super profissionais, Chico e Khrishna

Uma pena que poucos brasileiros ainda freqüentem o lugar, que tem uma média de 70% de hóspedes estrangeiros.

Os passeios pela floresta são organizados pelo próprio hotel, numa espécie de pacote (que inclui também todas as refeições) que vão de 2 a no máximo 5 noites de hospedagem. Lógico que eu escolhi o pacote mais longo, com direito a passeios como canoagem pelos igarapés e igapós da região, focagem de animais à noite, passeios de trilhas na mata, visita aos botos cor de rosa, entre outros!

IMG_0768

A maioria dos passeios é feita por barcos que navegam pelo Rio negro, já que o hotel fica “ilhado” no arquipélago, e a paisagem é sempre deslumbrante!

IMG_0877rio Negro – que mais parece um espelho!

IMG_0805nadando no Rio Negro! 

Um dos passeios que estava mais ansiosa era a visita aos botos cor de rosa, um primo de água doce dos golfinhos. Chegando lá descobrimos que não se pode mais nadar com eles, pois como disse o arquipélago de Anavilhanas é uma unidade de conservação e é totalmente preservada (ainda bem!), e esse tipo de turismo exploratório não estava fazendo bem para os animais, que muitas vezes ficavam com machucados, arranhões e acabavam comendo peixe demais, o que inibia o instinto de caça nato dos botos. Podemos sim alimentá-los e interagir com eles, mas moderadamente e com a fiscalização das meninas que trabalham no “flutuante” (espécie de casa/barco) para a preservação dos botos!

IMG_0842

Outra coisa que tenho que comentar é sobre a comida do hotel que é inacreditavelmente boa e bem feita para agradar à todos, um mix de comida regional com paulista (os donos são paulistas!) e o principal : sem exageros típicos de buffet de hotéis, que eu particularmente, odeio. Eu, que sou vegetariana, estava com receio da comida na Amazônia, achei que só ia ter peixe e que passaria fome! Que nada! O hotel que está super acostumado com estrangeiros, perguntou se eu tinha alguma “restrição” alimentar e quando informei que não comia nenhum tipo de animal, eles me disseram para ficar tranqüila, que teriam muitas opções para mim…e não é que era verdade? Tinham sempre dois tipos de grãos, saladas variadas, massas, cereais, tortas, etc. Comi melhor lá do que em casa!! :O

IMG_5491

Poderia ficar falando detalhadamente de cada um dos passeios incríveis, das pessoas simpáticas, das recepcionistas solícitas, da sustentabilidade e do impacto social que o hotel teve e tem na vida dos ribeirinhos, dos guias experientes, e mais um monte de coisas legais, mas tem que ir pra ver e sentir o que é aquele lugar…

Amazônia, a sua próxima viagem! ;)

IMG_0858praia de rio! 

 

 

FOTOS: Descoleco e Anavilhanas Jungle Lodge

______________________________________________________________________

Anavilhanas Jungle Lodge
(92) 3622-8996 ou (92) 3365-1180
reservas : reservas@anavilhanaslodge.com
Av. Eduardo Ribeiro, 520 – sl. 304
Centro – Manaus / AM – Brasil
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s