Sustentabilidade

Serviço de utilidade pública // sacolinhas plásticas

Vejo por aí muita gente com dúvida sobre a tal distribuição das novas, e antigas, sacolinhas plásticas nos supermercados e também no comércio em geral (padarias, farmácias, etc.) em São Paulo, e na verdade, eu também. Como usar uma, como usar a outra, quando, porque, se tem multa e etc, etc, etc! Rs!

sacolas

Bom, pesquisei um pouco e cheguei em um consenso/ resumo para vocês…

Por enquanto, na capital, só se separa 2 tipos de lixos diferentes : o comum ou orgânico (restos de comida e materiais não recicláveis) e o reciclável, que vai para a coleta (latinhas de alumínio, papel e derivados, plástico, embalagens, vidro e etc).

A partir de abril, somente aqui na capital de São Paulo, a prefeitura estipulou que os supermercados entreguem para seus clientes uma sacola de plástico verde (de cor verde e também de plástico ecológico) que é reciclável, e (ou) outra de cor cinza.

A verde serve para colocar o lixo que vai para a coleta e a cinza o lixo comum.

Ficará a cargo dos supermercados arcar com o custo das novas sacolinhas ou passar esse custo para o consumidor, que será em torno de R$ 0,08. Quem não quiser pagar terá que levar as próprias sacolas ou alguma outra forma de carregar suas compras.

Segundo o site rede Brasil atual : “A sacola cinza é complementar à verde. Ela também é reutilizável, mas enquanto a verde serve para os resíduos secos e irão para as centrais mecanizadas de triagem, a cinza receberá o descarte dos rejeitos como o lixo orgânico. Isso dá alternativa ao cidadão, e com uma matéria-prima renovável, com conceito de economia circular”, afirmou o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, em nota divulgada pela prefeitura.

sacola

As sacolinhas serão um pouco maior que as antigas, também são mais resistentes (a fim de evitar o hábito de se usar 2 sacolinhas, uma dentro da outra) e feitas de materiais renováveis ao invés de petróleo e portanto menos nocivo ao meio ambiente. A prefeitura pretende com essa ação que a população passe a fazer parte efetiva na coleta de resíduos na cidade e assim ajude o programa de coleta seletiva que atualmente esta em expansão no município.

Veja as dúvidas mais comuns, segundo a própria prefeitura de SP:

O que pode e o que não pode:

1- Posso usar a sacola verde para jogar o lixo do banheiro ou da cozinha?
Não. A lei não permite que resíduos orgânicos ou não recicláveis, como papel higiênico, fraldas ou restos de alimentos, sejam descartados na sacola verde. A nova sacolinha que o supermercado oferecer somente pode ser usada para o lixo reciclável, como embalagens de papel, plástico e vidro, por exemplo.

2- Só posso jogar o lixo reciclável se for na sacola verde?
Não. O lixo reciclável também pode ser descartado de outras maneiras, em sacos de lixo comuns ou em sacolinhas convencionais, por exemplo.

3- O que acontece se jogar o lixo comum na sacola verde?
O cidadão pode ser advertido e até multado. O objetivo da lei é evitar que as novas sacolinhas sejam despejadas nos aterros junto com os resíduos que não são reciclados. Se enviadas aos aterros, as sacolas deixam de ser reutilizadas pela reciclagem, prejudicam o meio ambiente e podem provocar acidentes por dificultar o depósito dos resíduos.

4- Sou obrigado a usar a sacola verde, mesmo que o supermercado cobre?
Não. O consumidor pode escolher qual embalagem é mais conveniente. Algumas possibilidades são as sacolas de tecido e lona, carrinhos ou caixas de papelão, por exemplo. Caso decida transportar os produtos na sacola verde, terá que descartá-la na coleta seletiva.

“O munícipe poderá continuar utilizando sacos de lixo e sacolas que já utiliza para descartar seus resíduos, tanto para a coleta seletiva, quanto para a coleta convencional, desde que separando o material da maneira correta.”

Para o cidadão saber quais dias da semana e quais horários a coleta SELETIVA passa na sua casa, basta acessar o site da prefeitura AQUI.

Todo mundo ajudando a São Paulo de hoje e de amanhã, para o nosso próprio bem, dos nossos filhos e dos nossos netos!

Para mais informações e matérias pesquisadas para esse post:

http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5498

http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5498

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,supermercados-de-sp-terao-novo-modelo-de-sacolinhas-em-fevereiro,1616564

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/04/novas-sacolinhas-comecam-ser-obrigatorias-no-comercio-de-sp.html

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Serviço de utilidade pública // sacolinhas plásticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s