Estilo de vida/Maternidade/Sustentabilidade

Cidade + Sustentável // fraldas ecológicas

Todos já sabemos que um dos maiores inconvenientes da vida moderna é o plástico! Isso porque ele é feito de uma material que polui o meio ambiente, o petróleo, não é reaproveitado (na maioria das vezes), e ainda demora muitos e muitos anos para desaparecer da face da Terra (uma garrafa plástica por exemplo leva em torno de 400 anos para se decompor em ambientes favoráveis para isso!)

plastico

Pensando nisso, em primeiro lugar deveríamos repensar sobre o nosso consumo de plástico diário! Deveríamos diminuir absurdamente o plástico de nossa vida e SEMPRE que possível utilizado muitas vezes! Mas na verdade, esse início do post que demoniza o plástico é somente uma introdução ao tema “fraldas descartáveis”, que usam na sua composição além de plástico, produtos poluentes. Por esse motivo as fraldas são bem piores que garrafas plásticas (que podem ainda ser recicladas) e do que as polêmicas sacolinhas plásticas.

fralda bebe

Vocês sabiam que CADA FRALDA descartável (comum) demora de 450 a 600 anos para se decompor no ambiente??? Isso mesmo, 450 anos! E que um bebê usa em média (ate o desfralde em trono de 2 anos) 4000 fraldas?!?!

fraldas

Isso não parece TOTALMENTE ABSURDO? Eu entendo bem que a vida “moderna” exige que tudo seja feito de forma prática, rápida e descartável, mas isso já é demais! É inaceitável! Pensando nisso fui atrás de outras opções de fraldas que fossem válidas, tivessem um custo razoável e que não agredissem o meio ambiente dessa (inacreditável) maneira.

  • Fraldas descartáveis ecológicas

A mais vendida por aqui, é a alemã Wiona, importada por um pai (alemão vivendo no Brasil) que ao se deparar com o problema ecológico das fraldas comuns, e não tendo outras opções no Brasil, resolveu importar da Alemanha, ele mesmo, as tais fraldas! (Gente que FAZ! Rsrs!)

Captura de Tela 2015-08-11 às 12.51.37

O pacote de RN com 30 fraldas sai por R$ 59,90, e o MINI (de 3kg a 6kg) com 56 fraldas sai por R$ 109,90 (ao comprar mais fraldas, o valor abaixa). Dá para comprar no site mesmo (http://wiona.com.br/#) e pagar com vários cartões e também com pag seguro, super fácil.

As fraldas Wiona se decompõe no ambiente em “apenas” 5 anos, ao invés dos 450 anos de uma fralda comum; são feitas de um bioplástico (amido de milho e batata) que é 100% biodegradável, são hipoalergênicas, 75% dos componentes são de origem vegetal e renováveis e não contém substancias que podem causar irritações e alergias.

Existem muitas outras marcas fora do Brasil, como a The Honest Company, marca especializada em produtos naturais, a Bio baby, Seventh Generation entre outras, mas aqui no Brasil só temos a Wiona.

  • Fraldas híbridas

Quando li esse termo a primeira vez pensei “o que foi que inventaram agora??”Mas na verdade é um misto de fralda descartável ecológica e a fralda de pano! Trata-se de uma fralda de pano moderna, com elásticos nas perninhas e nas laterais e botões de pressão ou velcro para fechar, tudo feito de pano (algodão, microfibra, plush, etc) mas com uma parte descartável, tipo um refil,  que vai dentro da fralda de pano, assim você retira a parte descartável (que é biodegradável) e joga fora, sem ter contato com o cocô e o xixi do bebê e gera muito menos lixo que uma fralda comum.

hibrida

hibrida2

Mas infelizmente não consegui achar nenhum lugar no Brasil para comprar. Fora do Brasil a mais famosa delas é a GDiapers, que parece bem legal!!!

  • Fraldas de pano moderna

São iguais as fraldas híbridas, de pano modernas, com ajudes em botão e elásticos, feitas em tecidos naturais. A única dificuldade é que você tem que lavar as fraldas todos os dias e retirar o cocô, mas li vários depoimentos de quem usa e todas falaram que é super fácil, e que as fraldas são laváveis na maquina de lavar! As mais fáceis de achar por aqui são da empresa Dipano.

Captura de Tela 2015-08-12 às 18.49.09

As fraldas vem com um bolso interno, onde você coloca uma espécie de enchimento absorvente, feito de tecido super absorvente que não vai em contato com a pele do bebê, que fica sempre em contato com o algodão da fralda, causando menos assaduras e irritações que as fraldas descartáveis. Elas são ajustáveis para tamanho P, M e G somente com botões e duram em media 3 anos, podendo passar de uma criança para outra e assim economizar milhares (!!!) de fraldas descartáveis!

O vídeo explicando como funciona é ótimo e bem auto-explicativo!

Agora que sabemos a destruição que um bebezinho pode causar no nosso planeta, devemos ser mais responsáveis como mãe e como cidadã e tentar deixar um mundo melhor para nossos filhos e ainda dar o exemplo para eles, não acham?!

Se alguém aí tiver alguma experiência com esses tipos de fraldas, deixe uma comentário contando com foi, ou esta sendo ser uma mãe mais consciente e ecológica! ;)

PS: antes que alguém venha falar que as fraldas de pano gastam muita água, porque tem ser lavadas, pense no quanto  de água é necessário para produzir 4 mil fraldas descartáveis (um bebe gasta de 3 mil a 5 mil fraldas até o desfralde) e mais 450 anos para a biodegradação de cada uma…..agora, repense: vale mesmo a pena?

Para saber mais:

https://qualidadeonline.wordpress.com/2012/06/04/fraldas-descartaveis-um-problema-ambiental-bastante-serio/

http://espacotomdela.blogspot.com.br/p/a-lavagem-das-fraldas-de-pano-modernas.html

http://www.alunosonline.com.br/quimica/fraldas-descartaveis-biodegradaveis.html

http://www.fraldadepano.org/tipos-de-fraldas-de-pano/

http://themomhasaplan.blogspot.com.br/2013/05/o-mundo-das-fraldas-reutilizaveis-tipos.html

Anúncios

Um pensamento sobre “Cidade + Sustentável // fraldas ecológicas

  1. Pingback: Testei // fraldas Wiona | Descoleco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s